Para os iniciantes do ballet, ou aqueles que são apaixonados por ballet clássico e ainda planejam iniciar as aulas, é muito importante conhecer alguns dos principais passos da dança.

Isso pode facilitar seu aprendizado e com certeza é a porta de entrada para performances mais elaboradas do futuro.

Existem inúmeros passos no ballet clássico e todos são essenciais para a realização de passos mais elaborados, por isso, escolhemos 5 que se encaixam em todos os métodos de ballet.

FRAPPÉ

OS 5 PRINCIPAIS PASSOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO
Movimento Frappé

O movimento do Frappé trabalha principalmente a agilidade e reflexo das pernas da(o) dançarina(o).

Combinado com o Tendu, esse passo consiste em alongamentos e recuos da perna de modo ágil, escorando repetidamente o pé na parte frontal e traseira do tornozelo.

TENDU

OS 5 PRINCIPAIS PASSOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO
Movimento Tendu

Neste movimento básico, uma das pernas esticada é afastada para a lateral, para frente ou para trás do corpo.

Ao arrastar o pé, levanta-se primeiramente o calcanhar de depois a planta do pé, mantendo as pontas do pé sempre apoiadas ao chão.

Esse passo é fundamental para o desenvolvimento de outros passos mais elaborados.

É muito comum transições durante uma apresentação ou até mesmo a composição de outros passos a partir do Tendu, por isso, pratique-o e domine-o, os passos iniciais da barra são fundamentais para construir seu potencial na dança.

PLIÉ

OS 5 PRINCIPAIS PASSOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO
Movimento Plié

O Plié é essencial para o desenvolvimento da flexibilidade dos tendões e o alongamento dos músculos, passo preparatório para a realização de saltos.

Esse passo consiste na flexão dos joelhos com os pés posicionados em en dehors (pés abertos com os calcanhares juntos), e é dividido em três intensidades: o demi plié (flexão leve dos joelhos) e o grand plié (flexão intensa dos joelhos).

FONDU

OS 5 PRINCIPAIS PASSOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO
Movimento Fondu

Parecido com o Tendu, o Fondu consiste em flexionar os joelhos enquanto faz o afastamento da perna, que pode ser para a lateral, frente ou para trás. Esse passo é fundamental para estabelecer maior flexibilidade e resistência às pernas.

JETÉ

OS 5 PRINCIPAIS PASSOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO
Movimento Jeté

O Jeté é um exercício realizado diariamente, auxiliando no equilíbrio, ritmo, transferência de peso, agilidade, coordenação, autocontrole e eixo.

Também é parecido com o Tendu, porém, o afastamento da perna é feito como um disparo, de forma intensa e rápida com acentuação dos pés para fora.

Aos iniciantes no Ballet, lembre-se que nenhuma técnica é desnecessária e que o desempenho e dominação dos trabalhos iniciais em barra são fundamentais para o desenvolvimento de passos e números mais elaborados.

Dedique-se ao máximo nos passos mais simplórios a fim de dominar grandes e complexas técnicas do ballet clássico.

Além disso, peças de qualidade são fundamentais para suas aulas de dança, confira a Linha para Ballet da Atlética Esportes e garanta sapatilhas, collants e meias-calças de qualidade.