A ginástica rítmica é um esporte olímpico praticado apenas por mulheres, ao contrário da ginástica artística, que também é composta por atletas homens.

O GRD enfatiza a elegância, graciosidade e principalmente a beleza dos movimentos utilizando-se da flexibilidade do corpo e alguns equipamentos muito conhecidos, que proporcionam acrobacias de tirar o fôlego com números e apresentações incríveis.

Principais aparelhos e movimentos da Ginástica Rítmica:

ARCO

Ginástica Rítmica – Arco

O Arco, geralmente confeccionado em plástico ou madeira, possui em torno de 80 a 90 centímetros de diâmetro e seu peso deve ser no mínimo de 300 gramas. Não há movimentos específicos para este aparelho, porém, ele deve ser inserido de maneira bela e coerente nos passos predominantes do GRD.

CORDA

Ginástica Rítmica – Corda

A Corda, comumente composta por sisal ou material sintético, possui comprimento variado para condizer com o tamanho da ginasta. O passo predominante em números utilizando esse parelho é o salto.

BOLA

Ginástica Rítmica – Bola

As apresentações com a Bola incluem predominantemente movimentos como ondas, giros, lançamentos e capturas do aparelho, que é composto por borracha com 18 a 20 centímetros de diâmetro e peso mínimo de 400 gramas.

FITA

Ginástica Rítmica – Fita

O aparelho mais conhecido e apreciado pelo público é a Fita.

Números com esse equipamento chamam a atenção devido aos movimentos delicados e ao mesmo tempo complexos que a ginasta desenvolve durante sua apresentação, entre esses movimentos observamos espirais, balanços, círculos, figuras, lançamentos e capturas.

A Fita possui entre 4 a 6 centímetros de largura e 6 metros de comprimento, com peso de 40 gramas e vareta de madeira ou material sintético.

MAÇAS

Ginástica Rítmica – Maças

A maças são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesar pelo menos 150 mg cada.

A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo.

Categorias da modalidade:

Ginástica Rítmica – Modalidade em Equipe

Nas competições de ginástica rítmica são estabelecidas duas categorias: individual e em equipe.

Em ambas, o tempo de duração da performance é de 75 a 90 segundos, combinando movimentos físicos com os equipamentos e proporcionando um espetáculo.

É apaixonada por Ginástica? Acompanhe nossas redes sociais e confira os produtos da linha de Ginástica na Atlética Esportes e tenha materiais da mais alta qualidade para a garantia de um melhor desempenho nesse esporte artístico.